Visão Geral do Bentley Licensing Tool


O Bentley Licensing Tool fornece informações de ativação para produtos que utilizam o sistema de licenciamento Subscription Entitlement Service. Ele é instalado com o CONNECTION Client. Abaixo está uma visão geral da ferramenta e suas várias funções.

Abrindo o Bentley Licensing Tool

1. Abra o menu iniciar do Windows.

2. Digite "Bentley Licensing".

3. Selecione “Bentley Licensing Tool” do resultado da pesquisa.

Aba de Autorização/Permissão “Entitlements

Quando a ferramenta de licenciamento da Bentley é aberta pela primeira vez, ela exibe a aba de autorizações. Se o CONNECTION Client estiver conectado, um login da Bentley aparecerá no canto superior esquerdo logo acima das abas. Os produtos aparecem na lista de direitos se já tiverem se conectado com a Bentley. Eles irão comunicar as seguintes informações:

  1. Produto: Este é o nome do produto usando o licenciamento Subscription Entitlement Service. Produtos usando o SELECTserver não aparecerão nesta lista
  2. Feature String (Nível de Recursos): Alguns produtos, como os produtos OpenFlow (por exemplo, WaterCAD ou WaterGEMS), fornecem níveis de recursos tratados como uma licença separada. Todos os outros produtos exibirão um espaço em branco (sem informação) nesta coluna.
  3. Expires (Validade): Se um produto tiver permissão para ser executado offline, a data mostrará o último dia em que o produto pode ser utilizado sem fazer login no CONNECTION Client. Após essa data, é necessário fazer login.
  4. Reserve (Reservado): uma licença pode ser bloqueada para uma máquina para uso offline prolongado. Um YES (sim) significa que o produto não requer conexão de internet para ativar até a data de validade.
  5. Allowed Offline (Permitido offline): por padrão, os produtos funcionarão por um tempo limitado (normalmente sete dias) se um usuário não estiver com log in feito. Isso garante que os produtos ainda estejam acessíveis durante uma interrupção temporária da rede. No entanto, os administradores podem desativar esse recurso para prevenir um uso inesperado. A mensagem NO (não) significa que você deve estar conectado ao CONNECTION Client para utilizar o produto.
  6. License Type (tipo de Licença): esse campo geralmente mostrará a licença como comercial para as licenças de produção.
  7. Access (acesso): Este campo mostra se o acesso ao produto é permitido. Diversas informações podem aparecer aqui:

Allowed - O acesso ao produto é permitido e está ativado.

Trial - O produto não é permitido mas a versão teste (trial) está permitida.

Denied - O acesso ao produto não é permitido e irá abrir com funcionalidades limitadas ou não abrirá de forma alguma.

Offline - O produto está permitido mas o log in não está feito.

  1. Username (Nome de usuário): este campo mostra o login/perfil Bentley associado ao produto.

A aba Reserve License (Licença Reservada)

As licenças de produtos podem ser bloqueadas para o computador para uso prolongado sem uma conexão com a Internet. A aba Resever License possui essa funcionalidade.

O painel superior fornece uma lista de licenças. Embora mostre duas linhas por padrão, a janela pode ficar mais alta arrastando a alça da janela no canto inferior direito. Além disso, as colunas podem ser filtradas clicando no ícone do filtro, conforme mostrado abaixo.

Para reservar uma licença:

  1. Selecione no painel superior.
  2. Especifique uma data de validade usando o ícone de calendário localizado ao longo da borda direita.
  3. Digite um número de versão correspondente a versão do seu produto.
  4. Clique no botão “Reserve” (Reservar).

O painel inferior exibe uma lista de licenças bloqueadas para o computador. Para devolver uma licença antes da data de expiração, selecione-a no painel inferior e clique no botão “Release” (Liberar).

A aba Product Status - Status do Produto

Informações mais detalhadas são exibidas na aba “Product Status”. As seguintes informações são exibidas:

  1. Produto: Este é o nome do produto usando o licenciamento Subscription Entitlement Service. Produtos usando o SELECTserver não aparecerão nesta lista 
  1. Feature String (Nível de Recursos): Alguns produtos, como os produtos OpenFlow (por exemplo, WaterCAD ou WaterGEMS), fornecem níveis de recursos tratados como uma licença separada. Todos os outros produtos exibirão um espaço em branco (sem informação) nesta coluna. 
  1. Last Version Started (Última versão iniciada): O número da versão do seu produto Bentley habilitado para o licenciamento Subscription Entitlement Service será exibido aqui. Versões anteriores usando o SELECTserver não serão exibidas. 
  1. Previous Status (Status anterior): O status de ativação do produto na última vez em que foi aberto será exibido aqui.
  2. Days Before Displayed (Dias de validade): Se o uso offline estiver ativado para este produto, o período offline do produto será exibido aqui. Esse é o número máximo de dias que um produto pode ser usado sem uma conexão com a Internet.
  3. Description (Descrição): Uma descrição mais detalhada do status anterior será exibida nesta coluna.

Importando uma Licença

As licenças podem ser reservadas no site de Gerenciamento de Direitos (Entitlement Management) em nome de um usuário e salvas como um arquivo. Para importar o arquivo, selecione "Import Policy..."  no menu File e selecione o arquivo .belic. Depois de importado, clique no botão “Sync” (sincronizar) na aba “Entitlements”, conforme abaixo, para atualizar a lista.

Se tiver êxito, o produto com a licença importada exibirá "YES" na coluna “Reserved”.

Configurações de Proxy

Produtos que adotam o licenciamento Subscription Entitlement Service não utilizam configurações de proxy do sistema ou da ferramenta de gerenciamento de licenças (License Management Tool) utilizada pelos produtos baseados no SELECTserver. Caso necessário, por favor defina as configurações de proxy no Bentley Licensing Tool usando as seguintes etapas:

  1. Selecione “Options” do menu “Tools”.
  2. Na aba Proxy Configuration que aparecerá, selecione o checkbox caso você use um servidor proxy.
  3. Entre o nome do computador do servidor proxy. Se uma porta precisar ser especificada, acrescente o nome do servidor com dois pontos ( : ) e o número da porta (por exemplo, ServidorProxy:8080)
  4. Se a autenticação do usuáiro também for necessária, seleciona a segunda caixa de seleção e insira as credencias do usuário.
  5. Clique no link “Test Proxy Configuration” no canto inferior direito para confirmar a configuração adequada.
  6. Se a configuração teste tiver sucesso, clique o botão OK para salvar as alterações.

Configurando Error Logging

O licenciamento Subscription Entitlement Service fornece registro de diagnóstico para auxiliar nos esforços de solução de problemas. Por padrão, a Ferramenta de Licenciamento da Bentley mantém um registro de rolagem detalhado que é suficiente para a maioria dos problemas, mas as opções de configuração podem opcionalmente ser configuradas usando as seguintes etapas no Bentley Licensing Tool:

  1. Selecione “Options” no menu “Tools” (ferramentas).
  2. Clique na aba Error Logging.
  3. O Nível mínimo de Log mostra o nível de detalhe a ser capturado. “Trace” é a seleção padrão que captura todas as informações de diagnóstico. Cada seleção abaixo do rastreamento captura menos informações de diagnóstico. Níveis mais baixos permitem que informações de diagnóstico sejam capturadas em um intervalo de tempo maior antes que os dados de diagnóstico mais antigos sejam excluídos.
  4. O registro do cliente está desativado por padrão. Habilite-o para capturar informações de diagnóstico adicionais para cada aplicativo habilitado para o CONNECT Licensing.

Para recuperar dados de diagnóstico, abra o menu Iniciar do Windows, digite o seguinte comando e pressione Enter:

%LocalAppData%\Bentley\Licensing\Logs

Ao enviar logs para a Bentley, salve toda o arquivo Logs em formato zip e envie o arquivo resultante.

Vídeo Complementar - Recomenda-se a leitura dos artigos sobre o licenciamento Subscription Entitlement Service para Assimilação

www.youtube.com/watch

Fontes de Informações em outros idiomas

English

Deutsch