Calculando vazões nos nós com camadas GIS com densidade demográfica


Product(s):WaterCAD; WaterGEMS; SewerCAD; SewerGEMS; StormCAD; CivilStorm e HAMMER
Version(s):08.11.xx.xx - 10.00.xx.xx
Area:Modeling

Visão geral

Este post mostra como usar shapefiles contendo polígonos com levantamentos de densidade demográficas em formato shapefile em seu modelo hidráulico para cálculo de cargas ou demandas de redes.

Aplicação

Esse procedimento de cálculo se baseia em ter áreas de influência para cada nó da rede (junção (água) - poço de visita (esgoto/drenagem)), para que as mesmas sejam projetadas sobre polígonos contendo informações de densidade demográfica. A multiplicação de valor de área por densidade demográfica resulta em número de capita (população) para cada nó de rede.

O número final de vazão (carga/demanda) será pela multiplicação do numero de capita pelo consumo per capita. A informação de uso do solo também será útil para aplicar o consumo per capita diferente.

Criação das áreas de influência pelo Método do Polígono de Thiessen

O video abaixo (sem audio) demonstra o procedimento de criação dos polígonos. O perímetro externo dos polígonos pode ser criados em função de uma camada GIS em shape existente, ou informando um buffer (porcentagem de área a mais para dar um offset externo à projeção da área coberta pela rede):

www.youtube.com/watch

Aplicação do LoadBuilder para Estimativa da vazão nos nós

Esse último video mostra a aplicação do LoadBuilder para leitura das duas camadas GIS (área de influência - Polígono de Thiessen e áreas com densidade demográfica) para estimativa da vazão por nó. 

www.youtube.com/watch